É preciso zerar o estoque antes de comercializar a empresa?
Queimar estoque, aumentar o faturamento da empresa, ampliar a carteira de clientes rapidamente com as liquidações e se desfazer do negócio. As quatro ações citadas são determinantes para prejudicar a saúde financeira de qualquer companhia que planeja ser comercializada.
Ao contrário do que alguns empreendedores acreditam – e praticam - manter o estoque saudável é o primeiro passo para favorecer a empresa e potencializar seu valor de mercado. Isso acontece porque caso a organização demore muito tempo para ser vendida, estar com estoque baixo pode prejudicar – e muito – os planos e as chances de sucesso do atual e do futuro proprietário.
Se preocupar com a falta de estoque, por outro lado, caso a empresa não tenha sido comercializada, também é muito prejudicial. Ao prejudicar as vendas, as entregas, e, consequentemente, a receita, as finanças da companhia também podem sofrer complicações. Assim como o acúmulo de mercadorias, que equivale a dinheiro parado, pode trazer prejuízos, a falta de mercadorias também conduz o empreendedor ao mesmo resultado.
Ao avaliar quanto, de fato, vale a empresa em operação, é imprescindível que o empreendedor verifique o estoque e saiba acrescentar de forma adequada o montante ao valor de venda da corporação. Perder dinheiro e sacrificar margens de lucro para se livrar do produto, com poucas exceções, pode custar caro a companhias de micro e pequeno porte, principalmente, àquelas que planejam serem comercializadas futuramente.
*Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. A Sunbelt Business Brokers é a maior empresa de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades em 14 países. www.sunbeltbrasil.com.br. Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.