O que avaliar antes de adquirir uma franquia

Investir em uma franquia pode ser uma das alternativas para os empreendedores que buscam abrir sua própria empresa. Esse modelo de negócio permite utilizar uma marca já consolidada, testada e padronizada com menos chances de riscos e problemas de gestão.

Mas antes de optar por esse caminho, o investidor precisa ter alguns cuidados.

Confira algumas questões que precisam ser levadas em conta antes de concretizar o investimento em franquias:
 

Entender o que é franchising
É importante que o futuro investidor entenda como funciona o sistema de franquias, além de leis, requisitos e obrigações para franqueadores e franqueados.

 

Perfil de franqueado
O empreendedor precisa fazer uma autoanálise de suas competências para saber se tem o perfil adequado para ser um franqueado. Além de seguir padrões, pagar os royalties da empresa e trabalhar muito, a franquia precisa que o seu proprietário esteja à frente de todas as operações para fazer o negócio acontecer, exigindo assim habilidades específicas. Proatividade, criatividade para ter novas ideias e pensar com a mentalidade de negócio próprio são algumas muito importantes.

 

Identificação com o segmento
Estudar vários segmentos de mercado e identificar aqueles que mais interessam é fundamental para escolher em que tipo de franquia investir. As aptidões, talentos e habilidades do empreendedor devem ser compatíveis com a empresa escolhida. Se não há identificação com gastronomia, uma franquia de alimentação talvez não seja a melhor opção, por exemplo. Horários de funcionamento de shoppings também podem gerar desgastes. Esses itens influenciam muito nas operações e devem ser avaliados antes de tomar a decisão final.

 

Avaliar as informações apresentadas pela franqueadora
Antes de adquirir a franquia o interessado deve saber todos os valores relacionados ao investimento que fará e isso deve ser o mais claro e próximo a realidade possível para evitar gastos ou até endividamento com despesas que não foram previstas. Saber o montante a ser investido, os custos fixos e as variáveis envolvidas na operação do negócio são informações necessárias para determinar o ponto de equilíbrio operacional, as margens de lucro e o retorno do investimento. Se não houver viabilidade financeira, não é uma boa opção!

 

Informações sobre outros franqueados
Conversar com outros franqueados - atuais e com aqueles que fecharam as portas da empresa - ajuda o empreendedor a entender um pouco mais sobre o negócio, suas vantagens e até os obstáculos que ele poderá enfrentar. Saber se eles estão satisfeitos com a franquia, se o franqueador cumpre o que foi prometido e se a empresa é rentável e competitiva são informações relevantes para se fazer um bom investimento.

 

Suporte e treinamentos
O novo franqueado deve entender e aprender todos os processos de operação e de gestão do negócio, além de ter condições de treinar e desenvolver seu time. Por isso, é importante verificar como a empresa passará todo esse know-how, quais treinamentos oferecerá e como dará suporte ao empreendedor.


Tornar-se empresário é um projeto de vida, por isso é importante fazer uma negociação com calma e analisar todos os detalhes, sem pressão ou impulso.


Veja também: Conheça as vantagens de comprar uma empresa em funcionamento
 

Acesso ao site internacional
Calçada dos Narcisos, 42 - 2o. Andar
Cep: 06453-024 - Barueri - SP - Brasil
Tel: (11) 4195-0710
Av. Senador Salgado Filho, 4761 - Lj. 05
Cep: 81570-001 - Curitiba - PR - Brasil
Tel: (41) 3276-1005
R. Cristiano Moreira Sales, 150 - 4º andar
Cep 30494-360 - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel: (31) 3643-2036 / 3643-2037
Desenvolvido por W2F Publicidade