Valuation: você sabe quanto vale a sua empresa?
Você quer vender sua empresa, mas não sabe quanto ela vale? Essa é uma situação muito comum que leva o empresário a recorrer ao valuation, um termo em inglês que significa avaliação de empresas. Esse não é o único motivo para saber o valor de um negócio, recebimento de aporte de capital, inventário, divórcio e dissolução societária são outros. Além disso, quando feito em intervalos regulares, é uma excelente ferramenta de gestão para os empresários, pois a valorização é uma maneira muito eficaz para aferir o desempenho de qualquer investimento.
Na venda de uma empresa é muito importante entender a diferença entre valor e preço. O valuation determina o valor do negócio, mas o preço é o que o mercado está disposto a pagar. Essa diferença pode ser bem grande em alguns casos.
O processo de valuation não é uma ciência exata, pois depende de uma série de fatores subjetivos e estimativas para ser calculado, além de existirem diversas metodologias de cálculo. Mas fundamentalmente o valor de uma empresa varia em função do seu fluxo de caixa, ou seja, quanto maior sua capacidade de gerar caixa, maior seu valor e vice versa.
A incerteza vem da dificuldade em determinar o fluxo de caixa futuro, e aí é que entra a experiência e o conhecimento de um especialista em valuation, que vai analisar todos os fatores que influenciam o desempenho de uma empresa para estimar os valores. É importante destacar que quanto mais nova a empresa, maior é a incerteza sobre seu desempenho, então a taxa de desconto considerada para calcular o valor presente também será maior para refletir esse risco.
O que não é considerado no valuation
O investimento realizado no negócio e o trabalho e esforço dedicado pelos sócios não valorizam a empresa. Muitos empresários consideram injusto terem investido dinheiro e dedicado uma significativa parte de suas vidas a um negócio quando lhes é apresentado um valor que é metade do que investiram, porém essa é a realidade.
O valuation como ferramenta de gestão
Quando é executado o processo, além de conhecer o valor da sua empresa, você vai conseguir identificar o que influencia na geração de caixa através do acompanhamento periódico do valuation. Com essas informações é possível direcionar os esforços aos itens mais importantes, ganhando eficiência na gestão.
Veja também: O que avaliar antes de adquirir uma franquia