Checklist: Como vender uma empresa
Efetuar a venda de uma empresa não é uma tarefa fácil. Preparar o negócio, encontrar um comprador, concordar com os todos os termos e firmar a aquisição demanda muita atenção para que nenhum detalhe passe despercebido.
Para auxiliar você nesse processo preparamos um checklist com os passos mais importantes para guiá-lo na venda de sua empresa.
Preparar os registros financeiros
Ter em mãos todos os registros financeiros é a chave do sucesso para a venda de um negócio. Solicite ao seu contador pelo menos três anos de demonstrações financeiras e declarações fiscais da sua empresa. Fornecer poucos dados ou limitar as informações podem deixar o futuro comprador com receio de investir, por isso, essas referências servem como base para avaliação e para provar que vale a pena adquiri-la.
Ter o auxílio de um corretor de negócios
Após receber todas as demonstrações financeiras é importante ter o aconselhamento de um corretor de negócios. Procure por um - ou por uma empresa especializada nessa área - que possua boas referências, histórico comprovado e experiência no segmento. O profissional, através da sua rede de contatos, poderá encontrar potenciais compradores para sua empresa.
Encontrar o valor da empresa
Além de orientá-lo sobre cada etapa do processo de venda, o corretor possui outro papel fundamental: avaliar a empresa e estimar seu valor de mercado. Avaliar um negócio é um exercício que exige conhecimentos técnicos, estratégicos e específicos de cada indústria e da empresa analisada. Além disso, o profissional irá utilizar alguns métodos de avaliação e analisará todos os itens para chegar ao melhor valor possível.
Preparar o contrato de venda
Nesse momento seu corretor e o seu advogado deverão trabalhar juntos. Enquanto um verifica os termos definidos para a venda o outro se certifica de que não há acordos ou pendências em vigor que possam atrapalhar a negociação da empresa.
Veja também: Os erros mais comuns cometidos por donos de pequenas e médias empresas