Como escolher um ponto comercial para sua empresa

Ter uma empresa bem localizada é um fator importante para o seu sucesso, por isso ao escolher sua localização comercial você deve analisá-la com muita cautela e observar alguns pontos antes de tomar a decisão de alugar ou comprar o imóvel.

Antes de dar início às buscas para o local ideal é necessário ter amplo conhecimento sobre o negócio e sua área de atuação, isso porque cada segmento se comporta de uma forma diferente e possui características específicas que devem ser levadas em conta. Se não forem bem analisadas podem influenciar o desempenho e até os resultados da empresa.

Mas como escolher o ponto comercial ideal para o seu tipo de negócio?

Para uma empresa comercial, por exemplo, é importante que você entenda o seu público-alvo e analise se ele combina com aquela área ou costuma frequentar a região em que você está interessado. Uma rua movimentada não é garantia de se conseguir muitos clientes, por isso entenda o potencial de consumo da região. Por exemplo, pessoas com poder aquisitivo mais alto não costumam se interessar por ruas muito agitadas.
 

Além disso visite o ponto em dias e horários diferentes, pois além de avaliar o fluxo de pessoas e as características de consumo daquela região você identifica se os horários de movimento coincidem com a utilização da sua loja ou serviço.


Seu negócio deve estar visível para que as pessoas o encontrem! Analise se o local que você tem interesse está na linha de visão dos pedestres ou na altura dos olhos de quem passa de carro, para que elas se lembrem da sua empresa quando estiverem por perto. Atente-se também se o ponto é de fácil acesso, como é o tráfego na rua e se possui facilidade para estacionar. Esses motivos podem desanimar o seu cliente de visitar o seu negócio.


Observe quem são seus futuros vizinhos. Alguns serviços podem ser muito incompatíveis para ficar lado a lado e podem até afastar o seu cliente de você.
 

Além disso, converse com eles e pergunte mais informações sobre a região. Empresas que já estão consolidadas poderão fornecer seu conhecimento e farão você pensar sobre detalhes da sua possível escolha.
 

Avalie a sua concorrência na região e veja se o mercado não está saturado para o produto ou serviço que você oferece. Se você deseja ter uma loja de cosméticos e já existem outras por perto você deverá avaliar se conseguirá atrair novos clientes para a sua empresa. Se mesmo assim você achar viável será necessário buscar diferenciais para se sobressair em meio a tantas outras.
 

Cuidado com lugares muito afastados ou perto de parques e praças mal iluminadas. A segurança do seu cliente - e dos seus colaboradores - é muito importante.
 

Seja para alugar ou comprar é importantíssimo verificar se a prefeitura do seu município permite que o imóvel em questão abrigue uma empresa, pois pode haver algumas restrições da lei de zoneamento e do plano diretor da cidade. Cheque também informações sobre novas construções que podem impactar futuramente o seu negócio.


Você deve ter cuidado com os chamados custos ocultos, que podem ser dívidas com a prefeitura (IPTU) e condomínios atrasados. Além disso verifique o estado de conservação do local e suas instalações internas. Se possível leve um profissional confiável para avaliar o local e lhe ajudar a tomar uma decisão sobre o imóvel.
 

Ao iniciar a busca do ponto comercial para sua empresa faça um check list com os itens fundamentais que você deve analisar e nunca tente adaptar o seu negócio às características do local que você encontrou. Planeje a empresa já pensando em suas particularidades e vá em busca de um espaço que comporte o que já foi definido previamente.


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