Quais os pontos sensíveis a serem observados na hora de vender a empresa?
*Batista Gigliotti
Na hora de comercializar a empresa, muitos empresários se preocupam com os aspectos que precisam ser avaliados para valorizar a transação. Porém, por outro lado, se esquecem de verificar quais os pontos sensíveis da organização que podem prejudicar a imagem da companhia.
A ausência de dados e comprovantes pode desvalorizar o valor de uma marca, por isso, relatório jurídicos (se a empresa possui esta área), inventários, bens tangíveis e, principalmente, intangíveis, devem ser observados pelo empreendedor que deseja passar o negócio adiante.
Contrato com fornecedores, relatórios minuciosos sobre possíveis transferências de dívidas - caso a empresa tenha pendências em aberto - também são itens fundamentais e que precisam ser verificados detalhadamente antes do empreendedor pensar em vender a companhia.
Para o empreendedor que deseja comercializar o negócio, a importância de identificar os pontos sensíveis antes de elaborar a primeira apresentação da empresa pode potencializar o valor agregado e evitar eventuais desgastes.
Se basear em faturamento e lucro e se esquecer dos demais itens é prejudicial tanto para quem vende quanto para quem compra o negócio. Profissionalizar esta transação pode auxiliar o vendedor a encontrar o valor real da empresa e o comprador, que poderá direcionar melhor ainda seus investimentos.
*Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. A Sunbelt Business Brokers é a maior empresa de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades em 14 países. www.sunbeltbrasil.com.br. Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.
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